Uma visita ao SENAI/CETIQT


Nesta última segunda-feira fui conhecer o SENAI/CETIQT que se intitula um dos mais importantes centros de formação profissional, prestação de serviços e consultorias para a cadeia produtiva têxtil no Brasil e no mundo.

Situado no bairro do Riachuelo, no Rio de Janeiro, conta com uma infra-estrutura física e tecnológica que é o diferencial importante da Instituição: uma área de 50.000 m2, onde estão instaladas 5 plantas-piloto e uma rede integrada de laboratórios, além da estrutura da FACULDADE SENAI/CETIQT e do INSTITUTO DE DESIGN, e um parque esportivo completo.

Ciceroneado pelo coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário, Flávio Sabrá, conheci o local e foi uma experiência super agradável. Limpo e arrumado, neste final de férias várias instalações estão passando por reformas para receber os alunos do próximo semestre.

Basicamente o campus Riachuelo – existe um campus Barra, também – é constituído por:

  • o edifício central onde estão várias salas de aulas, laboratórios, a biblioteca e a administração;
  • uma fábrica têxtil completa;
  • alojamentos feminino e masculino;
  • piscina, campo de futebol, ginásio de esportes;
  • restaurantes e cantina.

Fiquei impressionado com a ótima infra-estrutura no local.

A área industrial chama a atenção. Um misto de laboratórios e fábrica me fez sentir com vontade de arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa.

Como pesquisador, o que mais me interessou foi a biblioteca, onde não é possível fotografar, mas oferece diversas publicações ligadas a área têxtil que são fontes inegostáveis para os interessados em moda e design. Para os profissionais da área existe o “Show-room”, uma sala com as últimas publicações na área em diversas mídias: revistas, livros, CDs, DVDs etc., que pode ser alugada por quatro horas a R$80,00 e fazer um mergulho em referencias da indústria. Impossível não sair dali cheio de idéias!

O portal Fator Brasil, voltado para um público que busca oportunidades em investimentos e negócios, afirma que a indústria têxtil apresentou um faturamento de quase US$ 35 bilhões em 2007 e tem investido maciçamente para fazer face aos desafios da competição mundial. Clique aqui para ler o artigo.

Após essa visita ao SENAI/CETIQT senti que isso é uma realidade e um alento para quem busca oportunidades de crescimento no Brasil.

SENAI/CETIQT
Rua Magalhães Castro, 174 – Riachuelo
CEP: 20961-020 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2582-1000

Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!

20 thoughts on “Uma visita ao SENAI/CETIQT

  • 04/01/2014 à 21:10
    Lien Permanent

    Esta instituição e de muita valia para o ramo das empresas do ramo têxtil. Sinto muita saudade do tempo em que passei nesta instituição .

    Répondre
  • 29/12/2011 à 12:37
    Lien Permanent

    Oi Helvecio, adorei ter encontrado seu blog, ainda mais com essa matéria sobre o SENAI Cetiqt. Quero muito estudar lá o ano que vem, mas tenho várias dúvidas (que não consegui tirar com o atendimento da faculdade, pois não respondem meus e-mails), você sabe se os cursos de graduação são pagos ? E como posso fazer para ter uma vaga no alojamento ? Se puder me ajudar com essas dúvidas serei eternamente grata rs!

    Répondre
    • 02/01/2012 à 14:48
      Lien Permanent

      Oi Natália. Tive a oportunidade de visitar o SENATI CETIQT por conta de uma pesquisa que fazia na época. Não faço parta da faculdade e não tenho como responder suas perguntas. Sugiro que faça uma visita ao local para ver de perto, por que vale a pena. Grande abraço e boa sorte!

      Répondre
  • 22/10/2011 à 10:54
    Lien Permanent

    Gostaria muito de fazer a faculdade de design de moda a distancia do senai cetiqt.O que devo fazer? Marcilia de Itaperuna RJ.

    Répondre
  • 11/10/2011 à 20:45
    Lien Permanent

    Boa Noite,

    Sou aluna do curso de Design de Superficie no Senai Cetiqt e fico muito feliz em ver o nome da instituição sendo divulgado de forma tão positiva.

    Muitas pessoas não sabem que SENAI possui estas unidades na Barra e no Riachuelo que oferecem cursos de graduação, por seu nome esta muito vinculado a curso técnico e profissionalizante.

    Eu como aluna posso afirmar que a infra estrtura e o ensino oferecido pelo Senai Cetiqt é de alto padrão de qualidade.

    Répondre
    • 12/10/2011 à 13:30
      Lien Permanent

      Mila,
      Foi um grande prazer e uma grande surpresa ter visitado o SENAI/CETIQT. Nesse dia percebi que os alunos que passam por lá terão um ótimo embasamento para prosseguir em suas carreiras. Seu comentário vem a confirmar essa minha percepção.

      Répondre
  • 13/06/2011 à 09:25
    Lien Permanent

    sou suspeito para falar sobre o CETIQT , uma escola que além de profissionais forma o carater

    Répondre
    • 13/06/2011 à 10:54
      Lien Permanent

      Antonio, é bom ter um testemunho como o seu para mostrar como o SENAI/CETIQUE leva a sério a educação de seus alunos em vários níveis.

      Répondre
  • 04/06/2011 à 00:11
    Lien Permanent

    Fui aluno da turma AQT Especial em 95. Foram os dois mais excelentes anos de minha vida pessoal e profissional. O senai é certamente uma entidade formadora de caráter.
    Fico aberto a contato com ex-alunos.

    Répondre
  • 24/11/2010 à 13:17
    Lien Permanent

    nossa, estou de queixo caído, vou prestar vestibular para o Cetiqt, mas não tinha visto fotos do Campus Riachuelo, é mais do q eu esperava…
    mais um incentivo para eu ir pra lá !
    Você sabe dizer sobre a segurança no entorno do campus?

    Répondre
    • 24/11/2010 à 19:08
      Lien Permanent

      Também fiquei maravilhado quando fui lá. O lugar é calmo, cheio de árvores, inspirador! Fico feliz que tenha te dado um incentivo. O entorno me pareceu ser totalmente residencial e seguro. Boa sorte!

      Répondre
  • 04/04/2010 à 11:25
    Lien Permanent

    Parabéns pelo Blog !.
    Sou formando do CETIQT, turma de fiação e tecelagem 1983 (bons tempos).
    Continuo no setor textil (empresa de etiquetas).
    Procuro meus colegas de curso.
    Por favor façam contato.
    Heriberto, Natal/RN.

    Répondre
    • 04/04/2010 à 12:28
      Lien Permanent

      Obrigado Heriberto pelos elogios e pela visita! Sugiro que você vá ao Facebook e ao Orkut para encontrar seu pessoal. Boa sorte!!

      Répondre
  • 07/06/2009 à 00:41
    Lien Permanent

    Que bacana esse post..eu tenho um amigo que estuda no Senai de Riachuelo e eu tambem pretendo estudar nesse belíssimo lugar assim que puder…é interessante me ajudou a conhecer internamente o instituto..muito bacana mesmo vlw

    Répondre
  • 15/05/2009 à 00:19
    Lien Permanent

    Mais uma aluna do cetiqt por aqui… hehehe
    Realmente é muito bom estudar aqui (moro tbm). Mas é válido recordar que é o aluno quem faz o curso… ;)
    Recomendo para os amantes da área têxtil…pois o segmento de moda é bem puxado. Coisa para guerreiros hehehe
    Ah, e sejam bem-vindos ao cetiqt!
    :D

    Répondre
  • 01/03/2009 à 15:22
    Lien Permanent

    eii…
    Adorei essa publicação sua e confesso que senti inveja de você…..
    meu sonho é estudar numa das faculdades do senai….
    Parabéns!!

    Répondre
  • 12/01/2009 à 10:50
    Lien Permanent

    Olá Helvecio! Pesquisando na internet sobre cursos, encontrei este blog e gostei do que li. Tenho interesse em conhecer mais sobre a indústria têxtil, especialmente o setor de estamparia. Que sugestão você daria a um aspirante da industria, que deseja trabalhar com design em estamparia textil, acessórios femininos, fair trade? Agradeço desde já.

    Répondre
  • 14/11/2008 à 18:12
    Lien Permanent

    Mergulhando no mundo da internet , por um acaso encontrei seu artigo , é ótimo falar do senai pois estudo lá ;e sei como ele e importante para a cadeia têxtil , além disso sou aluna também do saudoso Flávio Sabrá que é uma figura maravilhosa.
    O senai e a prova que o Brasil e uma peça importante no mundo da moda .E que a moda vem ser um setor especial para a econômia do pais

    Répondre
  • 03/08/2008 à 15:26
    Lien Permanent

    Elvis,
    Legal teu interesse em divulgar essa insituição que mesmo não conhecendo profundamente, sei do pêso que exerce no mercado, como engrenagem importante do setor de moda. Não sabia como era tão grande, com instalações que incluem até dormitórios, legal!!
    Por falar em escola e estudo, acho legal aproveitar para destacar a importância dessa prática, independente de idade, status profissional… Estudar mexe com minha consciência, me faz reencontrar meu eixo , ao mesmo tempo que leva em novas direções. Como falamos, estudar nos estimula a criatividade, tão importante para encarar a vida com otimismo. Por exemplo, despois de velho, me vi obrigado a estudar moda. Fiz alguns curso (pequenos e ótimos) no Senac de onde hj faço parte do comitê de tendIencias há 4 anos. Fiz vários pequenos cursos – básico de moda (para me localizar no setor, ou o setor se loclaizar em mim!), produção de moda (que descobri não ser minha praia), marketing de moda (que apliquei no meu trabalho), fashion forecasting (que hj acredito ser minha praia). Estudando e experimentando determinados assuntos foi possível identificar meus interesses e definir melhor meu caminho. Minha eterna curiosidade me leva a fazer opções mais acertadas e que realmente tenham a ver comigo e minha essência. Minha mensagem então fica: invista no estudo sempre. A generodidade do conhecimento engrandece! E continue dividindo suas experiIencias e impressões no blog de forma inspiradora.
    Marcelo

    Répondre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>