Brazil Design Week – abertura

Iniciou-se hoje o Brazil Design Week, evento cujo objetivo é expor a capacidade de inovação do design brasileiro e de inseri-lo definitivamente como um agente de transformação da nossa indústria.

Com a presença de várias autoridades, incluindo o Governador Sérgio Cabral (chique, né?), foi fácil perceber que o Brasil – e mais especificamente o Rio de Janeiro – está apostando suas fichas em várias áreas do design.

Foi bom perceber essa atitude vinda dos governantes. Design ainda é uma profissão que não está bem estabelecida no país, muito ainda tem que ser feito e gostei de ver esse grande primeiro pontapé.

Grande por que, além do apoio institucional do Governo do Estado, também constavam o BNDES e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Algumas críticas: ao chegar, a exposição Design Trade Show com estandes de 40 das maiores empresas de design do Brasil e as principais instituições de fomento e financiamento, estava fechado ao público. Tudo bem, afinal isso iria desviar a atenção da abertura, mas eles podiam ter mantido o local fechado com algo melhor do que uma fitinha vermelha sem graça.

Outra falha a meu ver foi perceber que há um Guia Brazil Design Week que simplesmente não foi distribuído entre todos os presentes. Agora à noite participei de uma workshop paga e mesmo assim não vi a cor do guia. Consegui um que foi largado em um canto da cinemateca do MAM.

Participarei de duas workshops (Branding e Design Gráfico e Editorial) e de dois fóruns (E e nsino em DesignPolíticas Associativas de Design). Assim que tudo estiver acabado publicarei aqui o meu balanço desse evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *