XII Mostra PUC Rio – 2008

De 19 a 22 de agosto aconteceu a XII Mostra PUC, que segundo o jornal O Globo é a maior feira de recrutamento de estagiários e recém-formados do país. Com a desculpa de fazer uma visitinha a universidade em que me formei e pela qual tenho tanto carinho, resolvi dar um pulo lá e conferir o evento.

Espalhada pelo campus da PUC-Rio, a Mostra conta com grandes empresas brasileiras e multi-nacionais preparadas para recrutar estagiários e recém-formados. A impressão que tive foi que há grandes perspectivas no mercado para todos. A maioria exibia stands ultra transados com computadores ligados a internet para que os interessados realizassem seu cadastro imediatamente.

O que me chamou a atenção foi a quantidade de crianças uniformizadas de escolas da Prefeitura presentes. Existem duas escolas públicas perto da PUC e não sei se elas estavam lá por curiosidade ou por que houve algum incentivo, mas acredito que isso ajuda a despertar o interesse desses pequenos em planejar o seu futuro.

Os stands que chamaram minha atenção

Além da Mostra, também rolaram alguns eventos culturais. Ouvi uma música boa ao longe, fui verificar e tive a grata surpresa de poder assistir um pouco do grupo Cria de Bamba.

Surpresa: 1ª Expo Design

O stand que mais me chamou foi o da 1ª Expo Design, um projeto coordenado pelo aluno Márcio dos Santos do Departamento de Artes e Design, com o objetivo de mostrar para a comunidade o que está sendo feito dentro da faculdade.

Conversando com Márcio, comentei que apesar de ter contato com tecnologias de ponta na época que estudei lá, hoje em dia sinto falta de ter tido uma educação mais voltada ao mercado de trabalho, mais empreendedora. Para minha surpresa, ele me contou que ainda funciona assim e que esta pequena exposição tinha justamente o objetivo de divulgar o que de legal é feito atrás dos muros da PUC.

Conclusão

Em um país onde parece que muitos acreditam que a melhor solução profissional é passar em um concurso público, é gratificante ver que há interesse de empresas e de indivíduos em mostrar que existem alternativas.

Depende de cada um brasileiro saber que é responsável por transformar o Brasil em um país melhor!

A XII Mostra PUC e a 1ª Expo Design me lembraram disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *