A palavra da moda é CRISE

Nos jornais fala-se sobre ela a todo momento. Supostamente por causa da inadimplência de crédito nos Estados Unidos, o mundo sofre e continuará sofrendo por algum tempo.

E o design? Como será atingido? Podemos fazer algo?

Há alguns dias pensei em escrever sobre esse assunto e a primeira coisa que fiz foi pesquisar no Google (OH!) as palavras design e crise.

O primeiro resultado foi um artigo curto de Fabio Carneiro no Webinsider. O que gostei é que ele termina escrevendo uma variação de um ditado que gosto muito: “O limão ficou menor, mas ainda dá pra fazer uma limonada.”

Pois é… Eu cresci no Brasil, um país que desde que me entendo por gente vive em crise. Um país onde empregos para designers sempre pareceram escassos e minha profissão não é valorizada. Ao contrário do que Fábio diz, acredito que os limões estão maiores e mais fartos. Ou seja, dá pra fazer MUITA limonada! 🙂

Outro resultado que me chamou a atenção foi publicado no site do colega de profissão Kaneoya. Uma apresentação em flash bem legal retirada do The Economist. Ela fala sobre a importância de se manter a propaganda dos produtos em tempos de crise. Aparentemente a verba de propaganda é a primeira a ser cortada em várias empresas nesses momentos e isso pode trazer danos reais a um produto ou marca em poucos meses.

O blog Design on the Rocks mostra uma criação do Estudio Magno, que fez uma releitura do cofre-porquinho. Infelizmente os créditos não foram especificados direito e não consegui descobrir quem são os autores da obra. Quando existe crise é importante economizar. O cofre-porquinho é um ícone da economia.

Lendo esses artigos percebi que o design também poderá sofrer, assim como várias outras áreas da sociedade, mas o importante é saber que com trabalho e estudo individual você está afastando a crise da sua porta.

Evite o medo. Mantenham-se atualizado. A crise não é uma novidade. Cada um tem seu momento de crise pessoal e temos a capacidade de superá-los. Esse é mais um deles e cada uma fazendo a sua parte ajudará a muitos.

Busquem idéias. Reflitam.

Se se está em crise, é bom lembrar que qualquer um é capaz de sair dela!

SalvarSalvar

Related Posts with Thumbnails

Um comentário em “A palavra da moda é CRISE

  • 03/02/2009 em 07:54
    Permalink

    Olá Helvecio,

    Gostaria de parabenizar o post, gostei bastante da abordagem, sou o dono do blog Design on the Rocks, citado no mesmo. Bom, vim fazer um comentário sobre o crédito, o site onde encontrei o Cofrinho é o Design Milk onde os créditos estão apenas para o estudio, veja aqui: http://design-milk.com/credit-crisis-piggy-bank/
    Mas tem o link do estudio, onde o cofrinho nem está mais no portifólio. Por isso os créditos são para o Estudio e não para os designers, pois alguém tem que levar o crédito pelo trabalho já que não fui eu quem o fez, como não sei se os donos do estudio foram os idealizadores, eu apenas repliquei o post.

    Espero ter esclarecido. Obrigado e parabéns novamente pelo post

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *