Seu cliente pode apaixonar-se por você!

Seja o nº1 na lembrança de seus clientes. Ilustração de Helvécio

Trabalhar como freelancer signifca enfrentar muitos desafios. É necessário diplomacia e habilidade de vender seu próprio trabalho. Quando se está tão profundamente envolvido, pode ser difícil manter o foco correto. Neste artigo veremos alguma dicas úteis para aqueles momentos que devem receber uma atenção especial, quando se deve mostrar profissional na hora de vender a sua marca, seja um produto ou serviço. Um relacionamento longo está prestes a se iniciar.

1. Pensamento Positivo 🙂

Quando se está procurando vender um projeto/serviço é bom lembrar de sorrir, seja em pessoa ou pelo telefone. Parece fácil, mas é mais fácil ainda esquecer de fazê-lo. Mantendo o bom humor e ter uma atitude positiva, pode incentivar seu cliente a sentir o mesmo sobre o que você está prestes a oferecer. Eles notam rapidamente se você no fundo ama o que faz e é uma pessoa pra cima. Empatia gera vendas!

2. Sinta-se satisfeito

Fazendo o seu melhor, você poderá mostrar claramente que está satisfeito com você mesmo. Isso permite vender tudo muito mais facilmente, pois os clientes percebem sua atitude no que diz respeito ao seu próprio trabalho, como mencionado anteriormente. Vender algo no que você acredita é sempre mais fácil. Qualquer um pode ver quando você ama o que faz!

3. Nunca leve uma crítica profissional para o pessoal

Embora você seja o criador do que você está tentando vender, é bom lembrar para não levar as críticas para o lado pessoal. Você faz bons trabalhos e às vezes alguns não tão bons, mas sempre pode melhorar. Clientes tem suas  gostos próprios. Algo que um cliente amou, pode ser odiado por outro. E ele pode te dizer isso (ou não). Caso o retorno de um cliente não seja o esperado, isso não quer dizer que tenha tido um resultado ruim. Procure utilizar todas as críticas de forma construtiva.

4. Conhecimento se mostra com ação e não falação

Procure ajustar sua linguagem a pessoa com que você está falando. Se você fala difícil para impressionar ou usa termos técnicos em demasis, você pode acabar afastando um cliente em potencial. E não é isso que você quer!

5. Faça um carinho no seu cliente

Como todo cliente é diferente, ganhe mais simpatia ao adaptar o seu serviço aos desejos dele. Não é necessário fazer mudanças radicais no seu produto/serviço original, mas um ajuste que pode resultar num mundo de diferenças. Eu, por exemplo, ao criar um site em Joomla, acrescento funcionalidades simples e úteis, como um editor de artigos com mais recuros, que com certeza agradarão. Ele se sentirá especial e bem cuidado. Sempre mostre a ele que você o ouve. Esse pode ser o toque especial que fechará a venda do seu produto/serviço e fará o cliente voltar várias vezes.

6. Conheça sua área

É importante manter-se atualizado sobre o que acontece na sua indústria. Não apenas os clientes notarão, mas isso pode ser seu diferencial em relação ao concorrência menos profissional. Criar a reputação de um profissional que conhece a fundo sua área, rapidamente fará aparecer novos clientes através do boca-a-boca.

7. Dê algo a mais e não cobre por isso

Quando você orça um projeto para um cliente em potencial, oferecer um serviço extra de brinde é um grande atrativo pra fechar a venda. Por exemplo, criação dos cartões de visitas, um mês de suporte grátis etc. são serviços simples que posteriormente poderão dar um retorno em novos trabalhos.

8. Apresente um orçamento fácil de entender

Tenha certeza que sua proposta é de fácil compreensão. Evite informação desnecessária e jamais deixe os detalhes importantes de fora. Inclua todos os custos para evitar ter um cliente insatisfeito ao receber uma conta bem maior do que ele imaginava pagar. Se não é possível apresentar todos os valores fechados, informe de forma clara que há uma possibilidade de alteração no valor final e o por que.

9. Informe os prazos de entrega (mesmo que ainda não tenha fechado o trabalho)

Informe claramente quando você acredita que terá o trabalho pronto. Cada informação correta e exata no seu orçamento deixará seu cliente com uma impressão de honestidade e profissionalismo, qualidades que todo cliente valoriza ao extremo. E se possível, entregue antes do prazo! Seus clientes irão amar você!

10. Tenha a habilidade de se adaptar

Esteja sempre aberto para fazer ajustes em um projeto durante sua execução e informe antecipadamente o surgimento dessas demandas ao seu cliente. Isso mostra bom caráter do seu lado desde o começo e pode ser um um fato decisivo na sua venda.

11. Errar é humano

Jamais passe a impressão de nunca ter cometido um erro para não parecer antipático e desagradável. Ao invés de colocar essa máscara, seja honesto e mencione que seu objetivo é sempre se aperfeiçoar. Deixe claro que você aprecia todas as críticas construtivas e que é flexível.

12. Apresentando seu portifólio

Não importa o quanto você é bom com palavras, elas jamais substituirão a apresentação do seu portifólio. Dessa forma o cliente em potencial pode ver amostras de seus trabalhos anteriores e do que você é capaz. Investir várias horas em ter uma amostra de qualidade e versátil do seu trabalho vale a pena e pode resultar em vendas inesperadas. Um bom portifólio pode incentivar o cliente solicitar de você um serviço no qual ele não havia pensado antes.

13. Tenha um portifólio fácil de apresentar

Você preparou um ótimo portifólio, mas lembre-se que este deve ser fácil de ser apresentado. Minha dica é ter três versões:

  1. Uma fácil de carregar para levar a reuniões de apresentação;
  2. Outra online, como parte do seu site;
  3. Uma terceira em formato PDF que posssa ser enviado por e-mail facilmente.

14. Apresente referências

Em um mercado onde existe muita concorrência, é bom ter algumas referências. Essas, junto com seu portifólio, devem representar a versatilidade do seu trabalho. Clientes antigos podem ajudar a fechar um negócio só por causa de suas boas referência dadas. Nunca menospreze isso. E utilize as redes sociais! Como está seu perfil no LinkedIn?

15. Sem pressão

Sempre dê tempo ao futuro cliente para avaliar sua proposta. Se você ficar em cima para ter uma resposta, você pode afastar o cliente. Ninguém gosta de ser pressionado. Evite cometer essa gafe, não importa quão interessado no projeto você esteja. Permita ao cliente refletir e comparar com outras ofertas, depois o contacte. Se ele achar que outra proposta é melhor, ofereça ajustes se você puder e/ou pergunte como você poderia melhorar para ser uma melhor opção a considerar em uma próxima oportunidade.

Essas dicas promovem um bom relacionamento entre você e seus (futuos) clientes. Cultivar esse relacionamente é certeza de crescimento profissional.

Lembre-se de compartilhar seus comentários conosco!

Obs.: Essa artigo é uma adaptação de Time to get Serious: Selling your Brand like a Pro de Hilde Torbjornsen.

Related Posts with Thumbnails
Seja Sociável! Compartilhe!

6 Replies to “Seu cliente pode apaixonar-se por você!”

  1. Osvaldo

    A ilustração é uma comunicação mais universal e provavelmente é por isso que pode atrair mais leitores. Eu também amo ilustração e antigamente fazia muitas. Desenho é uma coisa que ainda hoje corre no meu sangue.
    Sempre apoio e incentivo o uso de ilustração onde ela se mostra viável.

  2. Erica Lustosa

    Adorei a ilustração! Simples, simpática, um resumo do próprio texto.
    E as dicas são fantásticas. Às vezes nos parecem óbvias, mas como nos esquecemos de praticá-las em nosso dia-a-dia, mesmo que não sejamos freelancers.
    Parabéns! Já divulguei no twitter.

    • Helvecio

      A idéia de ilustrar meus artigos surgiu da minha vontade de divulgar esse serviço. A ilustração dá uma vida toda especial aos posts, incentivando ao leitor que visita a primeira vez ler o texto. Érica, obrigado pela força!

  3. Marcelo Novaes

    Ótimas dicas e um excelente guideline, rápido conciso, objetivo..tudo que um freelancer precisa entender e praticar.
    Na verdade, freelancer ou não, muito do que escreveu faz parte do perfil de excelência profissional, estejamos trabalhando em uma empresa ou para nós mesmos. No segundo caso, a importância é ainda maior pois qualquer deslize coloca em dúvida o profissional de freelance diante do mercado,,,
    Ótimo post pois tem objetivo e função clara de como devemos atuar, no mundo profissional como um todo.

    A ilustração também ficou fantástica!!

    Parabéns!
    Vou estar voltanto sempre por aqui.

    • Helvecio

      Obrigado pelo comentário e pelo elogio sobre a ilustração. A excelência profissional surge a partir da experiência de cada um, mas começa no relacionamento que se mantém com os clientes. Esteja atento ao que acontece durante toda a execução de um projeot. Esse é o melhor momento de aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *