Problema no formulário de contato do Joomla 1.7

outgoing Aug 11 10
Creative Commons License photo credit: donovanbeeson

O formulário de contato do Joomla 1.7 está apresentando o seguinte problema: automaticamente ele cria o comando “Responder a” nas mensagens enviadas com o e-mail do administrador do site configurado nas Configurações Globais.

O campo “De:” mostra o e-mail que foi informado no formulário, mas quem recebe a mensagem, ao responder, vai enviar somente para o administrador do site e não para o rementente original.

Pesquisando no fórum descobri que esse bug já está resolvido pelo Joomla! Team e deve ser incluído em uma próxima atualização do sistema. Porém não encontrei a solução para download. Fiz as alterações necessárias nos arquivos do sistema, que podem ser baixados aqui. Substitua-os no diretórios abaixo:

  • libraries/joomla/factory.php
  • components/com_contact/controllers/contact.php

Antes de substituí-los, faça uma cópia de segurança dos arquivos originais por via das dúvidas.

ATENÇÃO: essa solução foi testada na versão 1.7.0 apenas e funcionou corretamente.

Se esse artigo foi útil para você, apoie esse projeto!

Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!

8 thoughts on “Problema no formulário de contato do Joomla 1.7

  • 22/11/2013 at 00:19
    Permalink

    No joomla Versão 1.5.25 mesmo fazendo o procedimento continuou o erro, alguém sabe outra solução para o problema?

    Reply
    • 27/11/2013 at 15:26
      Permalink

      Cleber, se possível, sugiro que você atualize sua instalação do Joomla.

      Reply
  • 12/12/2011 at 16:57
    Permalink

    Olá Helvecio.

    Bom para terminar este projeto inicial, sendo o primeirão mesmo, falta o formulario de contato. vc teria algum manual, algo assim?

    Abraços fortes e obrigado por enquanto por tudo.

    Alex .´.

    Reply
    • 12/12/2011 at 17:37
      Permalink

      Utilize o formulário de contato do Joomla. Menu Components > Contatos. Crie primeiro a categoria e depois o contato. Ou então, aproveite o que estiver lá, se você instalou seu Joomla com dados de exemplo. Boa sorte!

      Reply
        • 27/11/2013 at 21:20
          Permalink

          Uma atualização feita com cuidado não perde dados. O importante é: 1.verificar se as extensões são atualizáveis, 2. fazer backup, 3.fazer a atualização.

          Reply
  • 28/09/2011 at 12:58
    Permalink

    Cara, perfeito! Estava exatamente com esse problema. O meu cliente estava respondendo as msgs recebidas no site dele para o MEU email. Mas gracas a sua ajuda resolvi o problema.

    Mas oq eu nao entendi é como o email vai pra pessoa certo se no cabeçalho aparece o email de contato do site como remetente da msg… O mais louco é q se vc clica em responder o campo “Para” esta certinho pro email do usuario q enviou a msg! Muito louco isso… o0

    E tenho uma pequena critica, vc pudia colocar os arquivos em outro lugar… Vc me obrigou a criar uma conta no forum do joomla SO pra baixar os dois arquivos. Vc pudia ter hospedado em qqr outro lugar pq o arquivo tem o enorme tamanho de 8k! o0 Ou ate pudia colocar as linhas q vc alterou. Assim nos mesmos pudiamos ir la e alterarmos.

    Mas de qqr modo, muito obrigado pela ajuda! Me economizou algumas horas procurando a solucao! :D

    Abracos

    Reply
    • 28/09/2011 at 23:47
      Permalink

      O cabeçalho de um e-mail tem por padrão um De e um Para. Em algumas ocasiões, o remetente pode querer que o destinatário responda para um e-mail diferente do que ele utilizou para enviar a mensagem. Então ele pode usar o campo Reply-To.
      Veja esse exemplo: Danilo precisa perguntar a Helvécio sobre um assunto de trabalho. Danilo está em casa e resolve enviar a mensagem a partir de seu e-mail pessoal. Só que Danilo quer que Helvécio responda para o seu e-mail de trabalho. Qual a forma mais fácil de fazer isso? Colocar no campo Reply-To do cliente de e-mail seu endereço de trabalho. Assim, quando Helvécio receber a mensagem e clicar em Responder, automaticamente a mensagem será enviada para a caixa postal do trabalho de Danilo e não para seu endereço pessoal.
      Quanto o link para baixar os arquivos, fiz isso de propósito para estimular a visitação ao fórum do Joomla! Muitos pessoas desconhecem sua existência. Pode ter certeza que ter uma conta aberta lá pode ser uma mão na roda em outras situações.
      Abs e obrigado por seu comentário

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>