JDayNYC 2011: Usabilidade no Joomla

Kyle Ledbetter

Após o discurso de apresentação de Ryan Ozimek, que este ano esteve presente virtualmente em um vídeo, fui a primeira palestra que mais me interessou: Usabilidade do Admin do Joomla e versões Móveis.

Quando Joomla foi lançado, possuía uma interface que foi considerada revolucionária. Nunca antes um sistema de gerenciamento de conteúdo tinha sido tão belo e simples. Cinco anos depois as funcionalidades e a quantidade de extensões foram aumentando e sempre há uma novidade aparecendo. Infelizmente a interface do sistema não evoluiu paralelamente a esses novos atributos e funções, e as extensões foram sendo criadas com interfaces desconectadas de seu ambiente de instalação. O que uma vez foi a força do Joomla agora se tornou seu calcanhar de Aquiles, enquanto outros sistemas tornaram suas interfaces de usuários mais amigáveis. A interface do Joomla estagnou.

Nessa palestra, Kyle Ledbetter afirmou que está mais do que na hora de mudar isso. A interface do Joomla precisa ser atualizada com urgência e os desenvolvedores precisam ter disponíveis padrões em vários níveis. Joomla precisa de uma interface de usuário consistente, intuitiva e moderna.

Esse projeto já está sendo alinhavado para a versão 3.0 do sistema que, embora ainda não tenha data prevista para lançamento, já começou a ser elaborada pelo time principal de desenvolvedores.

Essa é uma ótima oportunidade para que nós, designers, possamos contribuir de forma mais plena com o desenvolvimento do projeto.

Para maiores informações, visite http://ux.joomla.org (em inglês).

Related Posts with Thumbnails
Seja Sociável! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *