Curso de Joomla em Araçuaí

Portal de entrada de Araçuaí
Portal de entrada de Araçuaí

Situada no Vale do Jequitinhonha, no norte do Estado de Minas Gerais, está a cidade de Araçuaí. Tive a oportunidade de passar uma semana lá para ensinar Joomla a uma turma de jovens da Cooperativa Dedo de Gente, que participam da Fabriqueta de Software, um projeto ligado ao Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Foi uma experiência única e gratificante. A cidade, que pertence ao município fundado em 1870, parece caminhar para um desenvolvimento rápido.

Tive pouco tempo para passear. Por conta disso, restringi minha exploração aos arredores onde estava hospedado. O que mais me chamou a atenção foi a arquitetura urbana que apresenta construções do início do século passado, contrastando com a arquitetura das casas contemporâneas.

O curso durou quatro dias e contou com a presença de rapazes e moças entre 16 e 25 anos. O objetivo era prepará-los para utilizar o sistema em vários projetos, inclusive o da loja eletrônica da cooperativa, que será reformulada em breve.

Apresentei o Joomla, seu histórico, sua versão mais recente, o processo de instalação e edição de conteúdo. Além disso, vimos alguma extensões que considero essenciais em um projeto com o CMS: JCEditor, que substitui com vantagens o editor que vem com o sistema e Localise, que permite rapidamente encontrar e traduzir alguma string do sistema que esteja faltando ou extensão que não possuma versão em português.

Também vimos o uso do componente VirtueMart, que permite criar uma loja virtual dentro do Joomla, integrada ao PagSeguro.

Fiquei muito feliz por ter tido essa oportunidade e em conhecer essa turma interessada em aprender e crescer tanto pessoal como profissionalmente.

Essa experiência me mostrou na prática como a internet pode ser utilizada de forma positiva, levando conhecimento a qualquer parte do planeta, ampliando as possibilidades de aprendizado de qualquer pessoa. Além disso, já percebi que Joomla já é um sistema conhecido pelo Brasil e que existem mais e mais pessoa interessadas em conhecê-lo mais a fundo.

*Fonte da imagem: http://www.panoramio.com/photo/44355791

Related Posts with Thumbnails
Seja Sociável! Compartilhe!

10 Replies to “Curso de Joomla em Araçuaí”

  1. Ricardo Souza

    Estava pensando em coloca-lo diretamente no servidor mas pensando melhor acho melhor criar um canal no youtube. Mas eu não gostaria que ninguem fosse direcionado par o YT mas que funcionasse como uma galeria de fotos mas porem de videos, e aparecesse em lightbox, sabendo que os videos estariam no YT. Obrigado por me passar as outros extensões todas deram muito certo mas so falta essa.
    Obrigado por tudo desculpe o incomodo e ate +.

  2. Ricardo Souza

    Oi tudo bem? Fiz curso com você em Araçuaí e gostaria de saber se existem 3 Plugins no Joomla 1.7 gratuitos para sistema de comentários, galeria de videos(sem ser vídeo do youtube) e um plugin de localização para saber como uma pessoa pode chegar a Araçuaí se não tiver como posso fazer isso no Joomla?
    Abraços até mais ver.

      • Ricardo Souza

        Helvécio consegui colocar a galeria mas estou com um pequeno problema. Não estou conseguindo colocar comentários abaixo dela como no You Tube. Teria como colocar um espaço onde de para os visitantes comentarem logo abaixo da galeria ?
        Se não tiver você tem uma outra saída para meu problema?
        Obrigado desculpe por perturbar.
        T+ Abraços Ricardo.

        • Helvecio

          Oi Ricardo! Acho que essa galeria não tem comentários. Talvez seja melhor usar o K2. Ai, cada video fica em um artigo e dá pra ativar o comentário através do K2. Você vai ter que transferir o conteúdo atual de vídeo pro K2 antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *