Joomla: configurando ACL no back-end

Como configurar uma melhor experiência de usuário para seus clientes – ao mesmo tempo em que se amplia a usabilidade – usando o ACL no back-end do Joomla.

Este artigo é uma tradução do orginal em inglês escrito por Jen Kramer para a Joomla! Community Magazine

Introdução

Em artigos anteriores abordei a terminologia e uma visão geral do funcionamento do ACL, a criação de níveis de acesso para a área pública e a criação de uma melhor experiência de usuário no login. Agora vou mostrar como configurar uma melhor experiência de usuário para seus clientes – ao mesmo tempo em que se amplia a usabilidade – usando o ACL no back-end do Joomla.

Para a maioria dos sites que construí, procuro fazer com que os clientes editem seu site através da área pública do Joomla. Infelizmente, os recursos de edição desta área são limitados. Não é simples criar rapidamente novos artigos ou vinculá-los ao site público, por exemplo, sem configurar a funcionalidade blog (e às vezes não é isso que se quer ter). Portanto, mais do que eu gostaria, devo dar acesso aos clientes à área administrativa do Joomla para realizar tarefas simples.

No entanto, quando um cliente entra no administrativo do Joomla, rapidamente se distraem com outras funcionalidade que não deveriam nunca tocar. Mesmo que se dê somente acesso como Gerente, seus clientes ainda enxegam áreas desnecessárias.

Remover funcionalidades no administrativo do Joomla e deixar apenas o que seus clientes podem acessar, torna o processo mais simples e mais fácil. Eles saberão o que cada opção é dentro da estrutura do menu e eles saberão como usá-las … Desde que se forneça o treinamento e adocumentação adequada.

Negar até Permitir vs Permitir até Negar

O ACL do Joomla é configurado com o conceit de “negar até permitir”. O grupo de usuários Public(Público) não tem permissão para fazer nada além de ver o front-end do site. Cada um dos grupos padrão de usuários têm permissões adicionadas e essas permissões são sempre para permitir algo.

Lembre-se que Negar não pode ser modificado. Se você negar a um grupo de usuários a possibilidade de editar o conteúdo dentro de uma categoria, você não pode modificar isso para apenas um artigo dentro dessa categoria. No entanto, se o grupo de usuários herdou o “não definido” a permissão de Public (o que significa que não estão autorizados a fazer algo, mas esse algo pode ser modificado), que está no momento impedido de editar artigos dentro de uma categoria. Você poderia, então, dar a permissão (Permitir) um único artigo e modificar a configuração da categoria.

Podemos adicionar permissões a um grupo de usuários para executar uma determinada tarefa em vários níveis. Vamos considerar adicionar a permissão Editar, para que nosso cliente possa editar artigos. Existem vários locais onde Editar pode ser adicionada com objetivos similares.

  • Editar, Configuração Global: Muitos grupos de usuários padrão do Joomla tem a permissão Editar atribuída nas Configuração Global. No entanto, quando a permissão Editar é atribuída aqui, significa que o grupo de usuários tem permissão para editar qualquer tipo de conteúdo: artigos, weblinks, formulários de contato e muito mais. Para desativar a capacidade de editar, você deve usar Negar. Isso quer dizer que você precisará Negar a possibilidade de editar em vários lugares na estrutura do Joomla. Em geral, eu não recomendo a permissão para Editar ao nível de Configuração Global.
  • Editar Opções do Artigo: Adicionando a permissão Editar aqui significa que o cliente pode editar os artigos e categorias em qualquer lugar dentro do conteúdo. Você precisaria Negar acesso a categorias específicas ou artigos se o cliente não tivesse permissão para editar. Lembre-se que Negar não pode ser modificado. A menos que seu cliente precise acessar os Gerenciadores de Artigo e Categoria, eu não recomendo  configurar aqui como Editar também.
  • Editar, categoria individual: O cliente será agora capaz de editar artigos dentro de uma determinada categoria. Isso faz mais sentido e é mais fácil de administrar. Você pode Negar a edição em artigos individuais e não precisa se preocupar com o que vai acontecer se você precisar modificar algo na estrutura do interna do Joomla posteriormente.
  • Editar artigos individuais: Você pode definir permissões em artigos individuais, mas é demorado. Em geral, eu não recomendo alterar as permissões de artigos a menos que seja absolutamente necessário, quando não há outra solução. Lembre-se que se Negar é definido ao nível de categoria, não pode ser modificado ao nível do artigo.

Em geral, é melhor seguir a estratégia “Negar até Permitir” ao configurar o ACL do Joomla. Isto irá permitir o máximo de flexibilidade para você mais tarde, ao ajustar as permissões na base do artigo a artigo. Se você “Permitir até Negar”, não terá a flexibilidade para alterar as permissões posteriormente.

O problema que estamos tentando resolver

Vamos supor que você queira dar ao seu cliente um acesso básico para o back-end do Joomla:

  • Capacidade de criar, editar e publicar / despublicar artigos dentro de uma determinada categoria ou categorias (ou todas as categorias);
  • Capacidade de criar, editar e publicar / despublicar itens de menu;
  • Capacidade de acessar alguns componentes básicos, como o componente de links web.

Visão geral da solução

A abordagem geral para a configuração será como se segue:

  1. Criar um novo grupo de usuários, atribuir permissões padrão e criar um usuário para o cliente;
  2. Atribuir o(s) nível(is) de acesso apropriado(s);
  3. Atribuir permissões para que o cliente pode acessar o Gerenciador de Artigo, de Menu e Weblinks.

Eu recomendo que você siga com este exemplo, utilzando dois navegadores web. Eu uso o Firefox para logar como SuperUser e o Chrome para logar como uma usuária-cliente, mas você pode usar qualquer combinação de navegadores que suportam Joomla. Dessa forma posso ter uma visão geral, ajustando as informações no processo. Se usar um navegador, terá que fazer logout e login para ver os pontos de vista distintos. Joomla não permite que se tenha dois logins diferentes no mesmo navegador.

1. Criando um novo grupo de usuários, atribuir permissões padrão, criar um usuário

Analisei esse processo em detalhes em outros artigos. Resumidamente, faça o seguinte:

  • Crie um novo grupo de usuários chamado Grupo de Usuários Cliente. Faça deste um filho de Public.
  • Em Configuração Global > Permissões defina a permissão Acesso ao Admin como Permitir. (Se o seu cliente também tiver que fazer login pela área pública, pode ser necessário definir a configuração de Acesso do Site para Permitir. Ajuste as outras permissões de acordo, dependendo do que o seu cliente precisa fazer)
  • Crie um usuário cliente e atribua esse usuário ao Grupo de Usuários Cliente. Lembre-se de guardar o nome de usuário e a senha!

2. Atribuir níveis de acesso

Se você logar no Joomla como cliente, verá uma tela semelhante a esta:

Isso não é muito prático! Você foi capaz de logar, mas onde está o menu? Onde está o painel de controle? O que se pode fazer aqui, a não ser sair?

Uma coisa que ainda não foi configurada é um nível de acesso para o back-end do site. Lembre-se que os níveis de acesso controlam quem vê o quê, incluindo módulos, conteúdo e assim por diante. Os menus são um módulo, mesmo no back-end do Joomla. Eles são um módulo de administrador e a eles é atribuído o nível de acesso Especial. Portanto, o cliente também precisa ter o nível de acesso Especial designado para seu grupo de usuários.

Como Especial é necessário para rotinas no back-end e ACL, aconselho a não usá-lo  como um nível de acesso na área pública do Joomla.

Agora faça o seguinte:

  • Como um Super Usuário atribua o nível de acesso Especial ao Grupo de usuário do Cliente.
  • Saia do sistema e entre no site novamente. Devido a mudança do nível de acesso, você terá de sair e entrar novamente para ver a alteração na interface de administrador.

Você deve ver algo parecido com a imagem agora, como o cliente:

Eis o que o cliente pode fazer no back-end neste momento:

  • Editar seu próprio perfil de usuário, incluindo mudar seu nome de usuário e senha (mas por não ser um Super Usuário, não serão capazes de mudar seu(s) grupo(s) de usuário(s)).
  • Ver links para a ajuda, já que todos são páginas web disponíveis para todos.
  • Sair ou ver o front-end do site.
  • Veja uma lista dos 5 artigos mais populares e os últimos 5 artigos adicionados através dos módulos do lado direito, mas não podem editar qualquer um desses artigos.

Ainda não é muito prático, mas pelo menos já não totalmente inútil! Nosso próximo passo é dar a permissão ao cliente para criar, editar e alterar o estado dos artigos.

3a. Atribuir permissões: artigos

O cliente deve ser capaz de acessar o Gerenciador de Artigos no back-end do Joomla. O primeiro passo é que o cliente o veja no menu. Uma vez que a opção estiver visível, pode-se focar em atribuir permissões mais específicas.

Fazendo o Gerenciador Artigo aparecer no back-end do cliente

Para fazer o Gerenciador de Artigo aparecer no menu, vá para o Conteúdo > Gerenciador de  Artigo > Opções, selecione a aba Permissões e defina Interface de Administração de Acesso/Componente de Acesso para Permitir para o Grupo de Usuários Cliente. Clique em Salvar no canto superior direito.

Você pode estar curioso sobre a opção Configurar. Esta é a permissão que lhe permite acessar a caixa de diálogo Opções. Em geral, você só vai querer Super Usuários tenham acesso a isso.

Agora vá para o navegador, atualize sua tela e você deve ver o Gerenciador de Artigo e o Gerenciador de Categoria aparecerem como ícones no painel de controle, bem como no menu superior.

Infelizmente, não é possível ter permissões separadas para o Gerenciadores de Artigo e Categoria no momento. Este é um ponto fraco importante no ACL do Joomla.

Se olhar para o Gerenciador de Artigo como o cliente, será capaz de ver uma lista completa de todos os artigos. No entanto, você não pode editar nenhum um deles, nem pode mudar seu estado. Não há botão para criar um novo artigo no canto superior direito – só há um ícone de Ajuda.

Edição de Todos os Artigos vs Edição de Categorias de Artigos

O próximo passo é a dar a permissão ao cliente para editar e alterar o estado destes artigos. Você quer dar ao cliente a possibilidade de alterar todos os artigos desta forma ou quer dar permissão para categorias específicas ou precisa dar permissão dependendo do artigo?

A resposta é sempre Depende! Ao configurar a sua estrutura de categorias para o site, recomendo o seguinte:

  • Mantenha ACL em mente quando estiver configurando as categorias de conteúdo. Se  precisa impedir seu cliente de ver algumas das páginas do site, pode colocar todas as páginas na mesma categoria, mesmo que seu conteúdo seja muito diferente. Isso tornará a ACL mais fácil de configurar.
  • Da mesma forma, se o cliente só irá editar um determinado subconjunto de artigos, faz sentido colocá-los todos na mesma categoria.
  • Mudando as permissões dependendo artigo deve ser usado apenas para os casos mais raros. É difícil ensinar seu cliente a configurar permissões em novos artigos. Defina as permissões na categoria e o cliente nunca vai precisar mudá-las ao criar novos artigos.

Para cada cenário, aqui está como se poderá proceder.

O cliente precisa editar todos os artigos

Se o cliente precisa editar todos os artigos, configure as permissões da seguinte forma:

  • Em Conteúdo > Gerenciador de artigo > Opções > Permissões, para o Grupo de Usuário Cliente, definir Criar, Editar, Editar Estado e Editar Próprio para Permitir. Em geral, não dou permissão a clientes para excluir o conteúdo, pois isso significa que eles seriam capazes de esvaziar a lixeira. Eles podem despublicar ou por no lixo qualquer artigo com a permissão Editar Estado.

O cliente precisa editar artigos dentro de uma categoria ou categorias

Se o cliente só irá editar artigos dentro de uma categoria ou um pequeno número de categorias, configure cada categoria da seguinte forma:

  • Permita acesso a Interface de Administração de Acesso/Componente de Acesso em Conteúdo > Gerenciador de artigo > Opções > Permissões.
  • Em Conteúdo > Gerenciador de Categoria, clique no nome da categoria da categoria de artigos na qual o cliente editará. Na parte inferior da tela de configuração para cada categoria existe um conjunto de permissões. Definir as permissões para permitir Criar, Editar, Editar, Editar Estado e Editar próprio.
  • Repita esse processo para cada categoria de artigos a qual o cliente terá acesso.

O cliente precisa de acesso dependendo do artigo

Você também pode editar um artigo como um super usuário. Vá até a parte inferior da tela e defina permissões para o cliente lá. Isto deve ser utilizado apenas em circunstâncias especiais. Configurando permissões no nível da categoria é uma abordagem melhor do ponto de vista da manutenção.

Permiti a meu cliente Criar, Editar e Alterar o Estado para qualquer artigo no site. O painel de controle Joomla fica com a seguinte apresentação:

3b. Atribuir permissões: Gerenciador de Mídias

Como cliente, ao editar qualquer artigo, uma das tarefas que certamente precisará realizar é a capacidade de adicionar uma imagem ao artigo.

Na maneira como as permissões são atualmente atribuídas, o cliente é capaz de obter os artigos, escolher um para editar clicando no título para chegar à tela de edição, clique no botão Imagem na parte inferior da janela de edição do artigo. A janela do Gerenciador de Mídias surge e é assim que ela se apresenta:

Observe o cliente é capaz de procurar qualquer imagem que já está no Gerenciador de Mídias, mas não há nenhuma interface para enviar uma nova imagem para o site. Isso porque este gerenciador é um componente separado do Gerenciador de Artigos e, por causa disso, tem seu próprio conjunto de permissões. Além disso, o Gerenciador de Mídias não aparece na estrutura do menu para o back-end do Joomla quando logado como o cliente.

Para mudar isso, saia e logue como Super Usuário, vá para o Conteúdo > Gerenciador de Mídias > Opções . Permissões, defina Interface de Administração de Acesso/Componente de Acesso e Criar para Permitir.

3c. Atribuir permissões: Menu

Nesse momente já se deve ter uma boa idéia do que vem a seguir. Se o cliente precisa linkar artigos para o menu, eles precisam ter acesso ao menu Menus no back-end do Joomla.

Como Super Usuário, vá para Menus > Gerenciador de Menu > Opções > Permissões e, para o Grupo de Usuário Cliente, defina Interface de Administração de Acesso/Componente de Acesso, Criar, Editar e Editar Estado como Permitir.

Infelizmente não será possível permitir ao cliente adicionar itens de menu como filhos de um dado item de menu ou permitir-lhes criar apenas tipos específicos de itens de menu. Isso seria uma grande adição ao ACL do Joomla.

3d. Atribuir permissões: componente Weblinks

Aqui está a como o back-end do cliente se apresenta agora:

Agora quero dar ao cliente acesso aos Weblinks, mas para nenhum outro componente do Joomla. Felizmente, isso é fácil de fazer e você provavelmente já pode adivinhar como proceder.

Como um Super Usuário, vá para Componentes > Weblinks > Opções > Permissões e para o Grupo de Usuário Cliente, configure Interface de Administração de Acesso/Componente de Acesso, Criar, Editar, Editar Estado e Editar Próprio como Permitir.

Pode-se repetir este processo para qualquer um dos componentes básicos do Joomla para o qual se quer que o cliente tenha acesso.

Nota: alguns componentes de terceiros podem não estar totalmente integrados ao ACL do sistema Joomla. Se isso for importante para o seu site, certifique-se de fazer uma avaliação quando selecionar os componentes para o seu projeto.

 

Related Posts with Thumbnails

51 comentários em “Joomla: configurando ACL no back-end

  • 31/07/2016 em 22:17
    Permalink

    Artigo muito bom!

    Teria uma extensão free, que alguém usa para ajudar nesse processo?

    Abs.

    Resposta
    • 06/08/2016 em 06:52
      Permalink

      Desconheço. A ACL do Joomla é bem simples. O que confunde é o uso de dois lados – Nivel de Acesso e Grupos, que se mesclam. Recomendo parar e estudar. O Nível de Acesso dita quem pode ver o quê. Os Grupos ditam o que seus usários podem fazer.

      Resposta
  • 01/06/2016 em 12:28
    Permalink

    Boa tarde Helvecio, parabéns pelo site e obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
    Tenho uma dúvida: preciso criar uma espécie de blog, parecido com este aqui da página, sei que posso permitir que usuários criem um artigo, e editem ele por padrão, mas no caso, gostaria de deixar um campo ou um espaço parecido com este de resposta/comentário para que um outro usuário por exemplo responda a mensagem ou confirme presença em algum evento.
    Consigo fazer isso através das acl’s ou preciso fazer a instalação de algum plugin?

    Resposta
    • 04/06/2016 em 08:59
      Permalink

      Setgio, obrigado por seus elogios. O WordPress cria automaticamente os campos de comentários ao final dos posts. Porém, se o projeto tiver a necessidade de acesso de vários usuários, será necessário um plugin como o BuddyPress. Boa sorte!

      Resposta
  • 30/05/2016 em 13:55
    Permalink

    Olá Helvecio,

    Espetacular seu conteúdo! Parabéns!

    Estou com uma necessidade… é possível fazer com que o usuário do tipo Autor só veja o conteúdo que ele fez? no frontend.

    Resposta
    • 30/05/2016 em 16:50
      Permalink

      Sim. Use alguma extensão como JoomlSocial que vai te facilitar a vida pra isso. Caso contrário, será necessário criar um grupo para cada usuário.

      Resposta
  • 18/04/2016 em 14:21
    Permalink

    Olá Helvecio

    Acabei tirando as funções Super User e manager do registred. Acontece que agora, mesmo como super user, não tenho acesso aos botões no administrador. O que fazer para reverter isso?

    Resposta
    • 19/04/2016 em 15:35
      Permalink

      Olá. Cesno. Pelo que você diz, fez isso no Gerenciador de Níveis de Visualização. Tem como reinstalar o sistema?

      Resposta
  • 26/11/2015 em 17:31
    Permalink

    Uma ideia legal que ajudaria muito os novos administrador em Joomla, é atualizar esse artigo pra versão 3.4.5, pois muda alguns conceitos. Por exemplo, gostaria muito que um determinado grupo de usuários pudessem realizar manutenção em artigos somente de uma determinada categoria, o que não consegui fazer.

    Neste mesmo sentido, gostaria também de fazer com esse grupo de usuários, ao criar um artigo novo, esse fosse publicado obrigatoriamente na categoria ao qual os mesmos pertencem.

    Outra dúvida é em relação (mesmo no frent-ende como no back-end) o menu do editor não aparece, mesmo depois de aplicado todas as configurações acima descritas.

    E por último mas não menos importante, deixar além de um agradecimento um elogio ao grande trabalho realizado, parabéns!!!

    Resposta
    • 06/12/2015 em 10:17
      Permalink

      Obrigado pelos elogios! Fico feliz em saber que você está aproveitando o blog.

      Resposta
  • 06/10/2015 em 16:11
    Permalink

    Helvecio, blz ?

    No meu joomla ( v: 3.4.3), coloquei um componente do acymaling para envios de newletters. Nas opções de sim o não, o botão para flegar fica em cima das opções. Como posso configurar ?

    Resposta
  • 02/08/2015 em 14:58
    Permalink

    Ola Amigo Boas Resposta obrigado

    to em duvida em criar artigo simples com upload de foto e o artigo

    padrao do joomla muita configuraçao tpw Publicação Idioma Metadados queria tira isso
    Tem alguma Soluçao?

    Obrigado

    Resposta
    • 04/08/2015 em 07:32
      Permalink

      Guilherme, não entendi o que você quer. Seria simplificar a interface de criação e edição de artigos? Se for o caso, talvez seja melhor usar a edição via frontend que tem menos opções.

      Resposta
  • 28/04/2015 em 14:06
    Permalink

    Olá!
    No painel de controle do J2.5, há uma tabela que lista os 5 Artigos Mais Populares: é possível aumentar ou listar todos os artigos que compõem o site? É possível zerar a contagem de acessos que esta tabela administra?
    Abs

    Resposta
    • 01/05/2015 em 17:42
      Permalink

      Oi Marcelo. Vá no Gerenciador de Módulos, mude o filtro de Site para Administrador. Localize o módulo Popular Articles. Nas Opções Básicas é possível mudar a quantidade de artigos no campo Contar. Obrigado pelo comentário.

      Resposta
  • 08/10/2014 em 15:41
    Permalink

    Fiquei encantada com esse tutorial! São poucas as vezes que procuro alguma coisa para Joomla 3 e não tenho que ficar traduzindo!
    Tenho vários clientes e agora sei que eles não vão “bagunçar” tudo o que fiz. O que muitas vezes já aconteceu. Antes eu só conseguia bloquear tudo ou nada!
    Claro, profissional e realmente ensinando o que tem que ser feito! Parabéns e muito, muito, muito obrigada!

    Resposta
    • 12/10/2014 em 11:56
      Permalink

      Obrigado Marcia, fico feliz em saber que tenha te ajudado o tutorial. Boa sorte!!

      Resposta
  • 20/07/2014 em 11:31
    Permalink

    Preciso colocar uma área restrita para os funcionários, tipo assim:
    1-> Colocar uma área comum ao logados onde encontrarão documentos comuns a todos os logados, manuais, normatizações e orientações, etc.
    2-> nesta primeira área haverá a possibilidade de se logar novamente para uma área pessoal onde encontrará seus holleriths, cópia de seus documentos, avaliações, indicadores pessoais, etc.
    Você teria alguma dica de material para isso ?

    Muito obrigado mesmo.

    Resposta
    • 31/07/2014 em 08:55
      Permalink

      Francisco, não há necessidade de um segundo login. Tudo que você precisa fazer é criar um grupo de usuários geral e outro por usuário e depois atribuir as permissões. Por exemplo: cria-se o grupo Colaborador para o que é comum a todos possa ser visto. Cria-se o grupo João da Silva, para que somente o colaborador João da Silva veja seu hollerith.

      Resposta
  • 25/02/2014 em 13:41
    Permalink

    Olá gostaria de ajuda sua, eu criei um menu de notícias, certo? instalei vários módulos de notícias (leia mais), mas quando clico no botão “leia mais” ele abre o artigo que coloquei sim, mas abre na mesma página abaixo das outras notícias….
    Eu queira clicar em “leia mais” e abrir somente o artigo separado em outra pagina tem como vc me ajudar ?

    Resposta
    • 03/03/2014 em 01:22
      Permalink

      Rafael, confirme que existe um ítem de menu associado aos artigos para os quais apontam essas chamadas da sua página principal. Se não houver, criei um menu escondido contendo os ítens de menu que faltam.

      Resposta
  • 06/01/2014 em 15:18
    Permalink

    Parabéns pelo tutorial, fui muito útil para mim.
    Obrigado!!!

    Resposta
  • 25/11/2013 em 20:20
    Permalink

    Parabéns pelo tutorial…excelente mesmo…
    Preciso tirar uma dúvida, estou criando um site onde preciso dar uma permissão individual pra cada usuário registrado , para que possa baixar arquivos e realizar solicitações para o administrador do site dentro do painel de cada um , no joomla 2.5 é possível ?

    Resposta
    • 03/10/2013 em 22:35
      Permalink

      Se você usar o JCEditor é possível, pois ele tem seu próprio gerenciador de mídias que acessa os mesmos diretórios, dentro da pasta images.

      Resposta
  • 13/08/2013 em 02:26
    Permalink

    Tudo bem? Obrigado pelo artigo de qualidade, precisa ter dedicação para aprontar um conteúdo desses.

    Me tira uma dúvida, como seria a configuração para liberar o K2 para um grupo de usuários?

    Resposta
    • 14/08/2013 em 10:57
      Permalink

      Eduardo, o K2 é um componente, ou seja, suas permissões funcionam como as de qualquer outro. Proceda da mesma forma que faria para o com_content. Boa sorte!

      Resposta
  • Pingback:Joomla 2.5 • Re: ACL - alteraçao na ordem - urgente/site restrito está public | O Centro do Afiliado

  • 15/10/2012 em 18:53
    Permalink

    Muito bom o tutorial!
    Mas tenho uma dúvida: gostaria que o usuário que criei não tenha permissão para alterar o “Estilo da Administração” em Gerenciador de Usuários/Editar usuário/Configurações Básicas. Tem como fazer isso?

    Obrigado!

    Resposta
    • 16/10/2012 em 11:35
      Permalink

      Carlos, isso é possível apenas editando diretamento o código XML da página. Ou seja, essa opção afetará a TODOS os usuários do site, inclusive o(s) Super User(s). Procure o arquivo user.xml que está dentro de /administrator/components/com_users/models/forms. Comente as linhas a seguir:
      <field name="admin_style" type="templatestyle"
      client="administrator"
      description="COM_USERS_USER_FIELD_BACKEND_TEMPLATE_DESC"
      label="COM_USERS_USER_FIELD_BACKEND_TEMPLATE_LABEL"
      >
      <option value="">JOPTION_USE_DEFAULT</option>
      </field>

      Esse tipo de medida deve ser feita com cuidado e testada em um site em produção.

      Resposta
      • 21/11/2012 em 19:26
        Permalink

        Olá meu amigo, em primeiro gostaria de agradecer pela postagem, agora preciso de um help, eu não sei exatamente o que fiz, só sei que toda vez que tento logar como administrator, ela abre a página porém sem aparecer nada, nenhum dos menus, sendo assim não posso fazer nada no site.
        Isto é um pedido de socorro

        Resposta
        • 26/11/2012 em 20:51
          Permalink

          Edvaldo, esse problema surgiu em uma nova instalação ou apareceu de repente? A instalação é local ou remota? Você lembra de ter instalado alguma extensão antes desse problema ocorrer?

          Resposta
        • 11/12/2012 em 19:14
          Permalink

          Oi Edvaldo. Tenho sabido que esse problema tem aparecido ultimamente após uma instalação recente. O que tenho visto de sugestão é recomeçar com uma nova instalação. Boa sorte!

          Resposta
        • 27/11/2013 em 21:24
          Permalink

          Se você se refere ao gerenciador de mídias do Joomla, ele pode ser acessado somente pelo backend (administrador). Qual a finalidade de ter o gerenciador de midias no frontend, no seu caso?

          Resposta
          • 27/11/2013 em 22:13
            Permalink

            muitos clientes querem gerenciar seus sites com artigos, menus e fotos.
            e não achei nenhum plugin modulo para gerenciar mídias via front end.
            conhece algum?

          • 30/11/2013 em 10:57
            Permalink

            Carlos, o editor JCE possui um ótimo gerenciador de mídias que também está disponível no front-end. Como ele é possível acrescentar imagens, posicioná-las, inserir links para documentos e outros arquivos dentro de seu artigo ou externamente, criar imagens em lightbox, galerias de imagens e muito mais. Procure pesquisar sobre essa ferramenta.

          • 22/12/2013 em 10:31
            Permalink

            Se você configurou o JCE como editor padrão no seu sistema, ele vai aparecer automaticamente sempre que um editor for chamado, tanto no front-end quanto no back-end.

  • 21/08/2012 em 11:15
    Permalink

    Parabéns pelo tutorial. Perfeito!

    Abraço.

    Resposta
  • 07/08/2012 em 12:36
    Permalink

    Olá, estou tentando dar permissão em 1 modulos apenas para determinado grupo de usuários, você poderia explicar como fazer isso?

    Resposta
      • 23/08/2013 em 15:09
        Permalink

        Olha eu lí o seu post e você não mostra especificamente nada com relação a permitir ou não o acesso de um usuário a um determinado módulo. O que eu e o Kleber queremos saber é se isso é possível e como deveríamos fazer pois até agora só consegui liberar a um usuário permições a todos os módulos e não a um ou outro específico. Agradeço qualquer ajuda.

        Resposta
        • 23/08/2013 em 22:11
          Permalink

          Olivier, lendo melhor, creio que você está se referindo ao administrador. O controle de visualização de módulos por usuário é possível apenas para o frontend. No backend – o administrador – não é possível, até agora. Boa sorte! Porém, é possível permitir a visualização de módulos do Administrador por Nível de Acesso. Ou seja, criando um grupo de usuários e dando a ele um nível de acesso específico, é possível alcançar seu objetivo de forma mais ampla.

          Resposta
  • 12/06/2012 em 09:09
    Permalink

    Olá sou o Jackson, queria te perguntar se tem como colocar um texto de um lado e uma imagem do outro mais com alinhamento
    se tiver como vc me ajudar! como q eu posso fazer isso ? e onde devo ir para fazer o alinhamento ?

    Obrigado !

    Resposta
    • 12/06/2012 em 10:49
      Permalink

      Jackson,
      Instale o JCE Editor e o plugin JCEMediaBox. Esse plugin deve ser ativado manualmente. Nas configurações globais mude para JCEditor. Volte ao artigo sendo editad, clique sobre a imagem e use as referências de alinhamento da barra de formatação.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *