Pinterest: uma newsletter que me fez pensar

Newsletter Pinterest

Há pouco mais de 2 meses, recebi a newsletter do Pinterest, que anuncia seu novo serviço: Painéis Secretos. Li logo que a recebi, gostei e parei depois para fazer uma análise.

A princípio a informação do novo serviço não me chamou a atenção, porém a forma como foi utilizada essa mídia, me pareceu deveras inteligente.

Eis aqui alguns pontos que gostaria de destacar:

  • O Pinterest é uma rede social baseada em imagens. Essa newsletter, tirando a marca, não exibe nenhuma. O foco é mantido no texto.
  • A newsletter conta uma pequena história que introduz uma das formas como o Pinterest é usado: a esposa de Ben Silbermann, co-fundador da rede, aprendeu através do site como deveria estar preparada para seu bebê que estava chegando. Uma experiência de uso estimula ao leitor buscar suas próprias formas de usar a rede.
  • Pouco depois ele revela outras formas como esta rede está sendo usada: professores planejando suas aulas, chefes que compartilham receitas e museus que pinam seus acervos. Pessoas comuns de diferentes áreas usam o Pinterest de forma a ajudá-los em seus trabalhos ou promoção pessoal.
  • Além disso, ele comenta sobre pessoas que iniciaram ou retomaram passatempos através das imagens publicadas. Além de trabalho, o Pinterest pode ajudar na hora da diversão.
  • Nesse momento ele apresenta o novo serviço: Painéis Secretos, um lugar só seu no Pinterest para aquelas idéias ou projetos os quais você ainda não quer ou não está preparado para compartilhar. Após o preparo, ele apresenta o novo serviço que vai ajudar aqueles que queiram ter um repositório de idéias próprio, como um laboratório pessoal.
  • Por fim ele agradece e convida a todos a continuar contribuindo com idéias para o aprimoramento da rede social. Fazendo assim ele nos traz pra mais perto e valida a contribuição individual no aprimoramento da rede.

Depois dessa leitura, comecei a usar um painel privado com idéias para a reforma que pretendo fazer em meu apartamento no futuro e outro, público, para ter inspirações para criar novas ilustrações, um serviço que tem aumentado a demanda para mim.

E você, como tem usado o Pinterest? Compartilhe nos comentários abaixo.

Related Posts with Thumbnails
Seja Sociável! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *