Como Personalizar seu tema

A partir da atualização 4.5 do WordPress, foi introduzido o recurso de personalizar o tema através de um editor mais amigável. Através desse recurso ficou mais rápido iniciar um projeto do zero.

O Personalizar WordPress permite alterar radicalmente a aparência e funcionalidades do seu site. Isso inclui mudar elementos como o título do site, a imagem do fundo, menus etc.

Nesse artigo vamos ver o básico, descobrindo alguns de seus recursos mais interessantes.

Como acessar o Personalizar WordPress

A partir do Painel Principal no Administrador, navegue para Aparência > Personalizar.

Acessar Personalizar

Você verá a interface com as opções de personalização a esquerda e a prévia do site a direita.

Como usar o Personalizar WordPress

Vamos ver agora como usar o Personalizar para lançar ou modificar o tema do seu site.

Usando o Personalizar

Antes de começar, é importante ressaltar que as funcionalidades disponíveis variam e dependem da escolha dos desenvolvedores, sobre quais pontos seriam mais relevantes para fazer parte do Personalizar. Neste tutorial usaremos o tema Twenty Seventeen que faz parte da instalação padrão do WordPress.

Ao terminar uma modificação, clique no botão Salvar e Publicar que fica no topo de Personalizar. Caso queira cancelar e voltar para o Painel do Administrador, clique no x. Se quiser ficar permanecer na interface e voltar para ver todas as opções de personalização, clique na seta para a esquerda (<) ao lado do título do que se está personalizando.

Um ícone azul mostrando um lápis indica um link direto para a edição da configuração daquela área.

Usando o Personalizar - ícones de edição

Prévia de Celulares e Tablets

O Personalizar também oferece o recurso de prévia para tablets e celulares. Por padrão, será exibida a  prévia do desktop. Clicando nos botões na parte inferior é possível mudar a visualização. O primeiro ícone é o do desktop, o segundo, tablets e o terceiro, celulares.

Configurar a Identidade do Site

Vamos começar pela Identidade do Site, que controla o nome e a descrição do seu site.

Conforme os campos são preenchidos, a prévia do lado direito é atualizada. Com esse tema também é possível inserir uma logomarca e um ícone do site (favicon). Ao terminar, clique em Salvar e Publicar.

Mudar as cores do site

As cores usadas nas páginas podem ser modificadas na seção Cores do Personalizar.

1709-wordpress-05-cores

O Twenty Seventeen permite trocar a cor de fundo de claro para escuro, personalizar parcialmente a cor do texto e trocar as cores das fontes no cabeçalho. Outros temas tem maior variedade e complexidade para troca das cores.

Mídia do Cabeçalho

Aqui é possível configurar um video para ser exibido no cabeçalho do tema. O vídeo pode estar local, no formato MP4 ou no YouTube.

Também é possível criar um slideshow básico. Lembre-se de ter todos os arquivos no mesmo tamanho. O tema sugere que cada imagem tenha 2000 px de largura por 1200 px de altura.

Gerenciamento de Menus

Pelo Personalizar do WordPress também é possível configurar os menus do site.

Clique em Menus para começar. Depois clique em Localizações de Menu para ver quantos menus o tema suporta e onde eles podem ser localizados. No exemplo, o Twenty Seventeen suporta dois menus: um de topo e outro para links sociais.

Se não houver nenhum menu, o Personalizar oferecer a oportunidade de criar um novo agora. Caso contrário, se verá o menu que já foi criado na instalação do WordPress.

Clique em Menu do topo para ver como ele foi configurado. Aqui é possível alterar vários ajustes: nome, a ordem dos ítens de menu, adicionar novos ítens, a localização e informar se o WordPress deve atualização-lo automaticamente sempre que uma página de nível superior for criada.

Widgets

Widgets são usados para apresentar conteúdos ou funcionalidades em certas áreas da página. Neste tema podemos incluir widgets na Barra Lateral ou em duas área do rodapé.

Página Inicial Estática

Nessa seção é possível escolher entre usar na página inicial do site uma página estática ou uma página de posts.

Opções do Tema

Esse tema oferece a opção de se ter um layout com uma ou duas colunas.

Além disso, é possível configurar a página inicial com o conteúdo de páginas estáticas. Essas páginas podem ou não fazer parte da navegação do site.

CSS adicional

Se você entende de formatação CSS, utilize essa área para incluir o código que alterará o site conforme suas necessidades.

Conclusão

O Personalizar do WordPress é uma interface fácil e de face assimilação para mudar o site. Usar esse recurso torna desnecessário fazer modificações por outras áreas do administrador.

Tenha em mente que através dessa interface você terá um ganho de tempo ao iniciar um novo projeto.

Se você já usa ou está começando a usar o Personalizar do WordPress, compartilhe conosco suas formas criativas usadas nos comentários abaixo.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *