Joomla 2.5.x: configurando linhas e colunas na frontpage

Se você já trabalha com a versão 1.5 do Joomla, deve saber que é possível configurar a grade de artigos da frontpage ou de qualquer página que com o layout de blog. Dentro de Parâmetros (Básico) em Administrar Item de Menu basta modificar o número de introduções e colunas dentro do item de menu desejado – geralmente o da home – e pronto!

Configuração de linhas e colunas Joomla! 1.5

O sistema apresenta uma tabela gerada dinamicamente baseada nos números indicados nos campos acima. Cada destaque fica em uma linha. Se houver mais de um, o próximo fica logo abaixo. As introduções se espalham pelas colunas disponíveis. Embaixo dessa tabela aparece uma lista com a quantidade de títulos de artigos definidos, em forma de link. Veja o modelo a seguir:

Exemplos de configurações de grade no layout de blog

No exemplo acima, a esquerda, sempre ficará um “buraco” na segunda coluna da última linha. O ideal é que a configuração da grade seja feita de forma que não existam espaços vazios, como vemos no modelo a direita. Algumas configurações básicas:

Configurável Não configurável
Nº de introduções Nº de colunas Nº de linhas
1 1 1
2 2 1
3 3 1
4 4 1
2 1 2
4 2 2
6 3 2
8 4 2
3 1 3
6 2 3
9 3 3
12 4 3

 

A partir da versão 1.6 as tabelas foram abolidas em muitas instâncias do sistema, mais especificamente nas páginas que utilizam o layout de blog. A grade é montada através de DIVs. e formatação deve ser feita através de CSS. A configuração continua sendo feita através dos parâmetros dos itens de menu a seguir:

  • Listar todas as Categorias aba Opções de Layout de Blog
  • Categoria como Blog aba Opções de Layout de Blog
  • Artigos em Destaque aba Opções de Layout

Configuração da grade de item de menu Artigos em Destaque

Ao olhar o código veremos o seguinte:

Agora as DIVs e as classes CSS são geradas dinamicamente. Basta criar a formatação na sua folha de estilos e pronto. Se o template que está sendo desenvolvido é para distribuição, o ideal é criar várias opções de formatação para que o usuário final possa modificar seu template mais rapidamente.

No template Beez_20 que acompanha a instalação do Joomla 1.7, dê uma olhada no arquivo position.css que disponibiliza algumas pré-formatações para a grade.

Related Posts with Thumbnails
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *