Módulos apenas na frontpage!

Penrose Triangle

Já faz um bom tempo que um bug assombra a todos nós que criamos sites em Joomla: os módulos com links, atribuídos a página principal, ao serem clicados, levam a uma página com o conteúdo correto, porém, ainda exibindo os módulos, como se ainda estivéssemos na página inicial.

Joomla cria as páginas de um site a partir de sua página padrão, que na maioria dos casos podemos dizer que é a página principal.

Digamos que você atribui somente a página principal do seu site um módulo de Últimas Notícias apontando para a categoria Plantão, sendo que na navegação, não existe um link para essa categoria.

Ao clicar em qualquer um dos links do módulo, segue-se para a página do artigo publicado nessa categoria. Teoricamente, estamos vendo o artigo da categoria Plantão para qual o módulo Últimas Notícias não está atribuído. Porém, o que acontece é que ele continua aparecendo.

A razão disso é que, como não há um ítem de menu específico para essa categoria na navegação, o sistema não sabe o que atribuir ou não a essa nova página. Então, ele carrega uma página com os atributos da anterior, no caso, a página principal.

A solução é criar um menu com o ítem de menu que falta, publicá-lo sem atribuir a uma posição no seu template. Embora presente, esse menu não aparece em lugar nenhum.

Como resolver isso:

  1. Crie um novo menu chamado Escondido;
  2. Seguindo nosso exemplo, crie um ítem de menu do tipo Artigos > Categoria como Blog e aponte para Plantão. É possível criar para um único artigo também;
  3. Crie o módulo para esse menu, publique-o mas não atribua a qualquer posição;
  4. Feito isso, ao clicar nos links de Últimas Notícias, a página aparecerá corretamente, sem os módulos atribuídos a página principal.
  5. Lembre-se de limpar o cache do navegador.
Related Posts with Thumbnails
photo by: gfpeck
Be Sociable, Share!

2 comments

  1. gabriel disse:

    muito legal a dica, não tinha pensado nisso…
    Deu certo…

    valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *